É com muito cuidado que escrevo este comunicado, pois todos nós sabemos como os Escaladores vêm sofrendo com o fechamento de áreas espetaculares para a prática da escalada esportiva. Logo estamos tentado desde o início manobrar para evitar que a Lapa siga o mesmo caminho.
Se trata de uma área particular, antiga pedreira de calcário. Entramos em contato com o dono para ter autorização para escalar no local. A princípio entravamos com o carro pela porteira, atravessávamos o pasto e parávamos próximo à pedra, logo vimos que isto seria um problema, além do proprietário criar gado e existir a possibilidade, em um descuido, dos animais fugirem, outras pessoas estavam arrombando a porteira para roubar grama do pasto. Com isso começamos a parar antes da porteira e caminhar até a Lapa.
Aos poucos a área começou a ser procurada por mais escaladores, isto não é o problema, porém os proprietários não estão acostumados com o fluxo de pessoas em suas terras e o lugar não comporta uma grande quantidade de escaladores.
O ultimo sábado (11/10) foi o dia em que a lapa recebeu mais visitantes até hoje, tinha por volta de 8 carros parados próximos a porteira, o que assustou um pouco o dono.
Para que os carros não atrapalhem a passagem de outros veículos e até mesmo o rebanho, vamos começar a para-los ainda no asfalto, próximo à pracinha e evitar aglomerações.
A autorização para frequentarmos a lapa ainda não está totalmente definida, por enquanto existe um acordo com o dono para entrarmos em sua propriedade, esperamos que isso continue evoluindo bem e desta forma preservarmos a escalada. Colabore!
Toda ajuda é bem vinda, quem tiver interesse em participar mande um comentário com o contato.
Segue algumas informações casos queira visitar a lapa:
• Evite grandes grupos de escalada até ao local, venha, mas não convide a turma toda do bairro.
• Pare o carro ainda no asfalto, próximo à pracinha.
• Cuidado ao passar pela porteira para não danifica-la.
• Mantenha-se nas trilhas, principalmente na área de escalada, evitando o pisoteio na vegetação.
• Muito cuidado com os animais, peçonhentos ou não.
• Grande maioria das vias ainda estão com o top único com um mosquetão para abandono, evite trancos desnecessários para diminuir o desgaste, aumentar a vida útil deles aumenando a segurança. Logo teremos tops duplos com mosquetões em todas as vias.
• Recolha seu lixo, esparadrapo, o lacre do Gatorade também são lixo.
• As vias são muito recentes, por isso muito cuidado com pedras soltas ou quebradiças.
É como um grande amigo meu diz: “Ainda quero escalar com meu filho aqui!”
Esporte, Aventura e diversão!!! Escalada... Born to climb.
Louco por pedra...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário